INTRODUÇÃO

Uma das valências da APA – Associação para a Protecção dos Animais de Torres Vedras é a de sensibilizar a comunidade em que estamos inseridos para o respeito pelos direitos dos animais, já consagrados por lei.

A APA reconhece a extrema importância de começar a sensibilizar e educar, desde tenra idade.

A criação  do Programa APA Júnior nasce com o intuito de  envolver  crianças e jovens na mudança da mentalidade do povo português, sensibilizando para o respeito pela VIDA e DIREITOS dos animais.

Vários estudos comprovaram que somos física e mentalmente mais saudáveis se tivermos uma convivência harmoniosa com os animais.

Crescer com animais estimula diversas competências pessoais como a auto-estima, generosidade, empatia, responsabilidade e desenvolvimento das capacidades cognitivas e de comunicação.

Assim como também já foi provado, sem margem para dúvidas, que quem convive com a violência e o desrespeito pela VIDA e os DIREITOS dos animais tem uma maior tendência de não conseguir desenvolver empatia e de vir a ter condutas criminosas contra humanos.

Este reconhecimento esteve na base do novo Estatuto Jurídico e das recentes  leis de Proteção Animal.

As Escolas têm um papel único, preponderante, na formação dos cidadãos. Ao educarmos as crianças para o respeito pela VIDA (dos animais) estamos a inclui-las na formação positiva da mentalidade dos pais.

Neste sentido o Programa APA-Júnior surge como parceiro das Escolas, Pais e Comunidade em geral, no apoio à formação das crianças desenvolvendo diversas atividades  que promovem a sensibilização das crianças e jovens, para o respeito pelos animais.

 

Programa de Sensibilização APA – Júnior

Clube de Voluntariado Juvenil

Visitas ao Abrigo

Ações de Sensibilização em Escolas

Apoio a famílias carenciadas  com animais

 

 

A APA, através do Programa APA Júnior, está inteiramente disponível para:

-Aceitar todas as sugestões e ideias que nos sejam colocadas por, escolas, professores, pais e alunos, tendo em vista o melhor desenvolvimento do programa APA-Júnior.

-Visitar as escolas pertencentes aos agrupamentos escolares da região de Torres Vedras (1.º, 2.º e 3.º ciclos).

-Trabalhar em parceria com as diferentes instituições no âmbito deste Programa que prevemos auxiliar e contribuir para o sucesso escolar dos alunos.

-Identificar as famílias com maiores carências que necessitem do apoio e intervenção da APA- Associação.

 

CONTACTOS

N.º de Telefone: 934 821 168

Email: voluntariado.apatvedras@gmail.com